Desde a época da Grécia antiga, médicos da região já realizavam tratamentos com a manipulação da coluna vertebral. Porém, o fundador da quiropraxia Daniel David Palmer, só apresentou a técnica para o mundo nos anos de 1895, no estado de Iowa, nos Estados Unidos da América.
O primeiro registro de quiropraxia foi feito em um paciente que sofria com deficiência auditiva. Quando ele foi examinado, Daniel David Palmer descobriu algumas alterações em sua coluna. O primeiro impulso que ele teve quando viu uma pequena saliência na região foi dar um empurrão firme na vértebra para tentar ajustar, com esse empurrão ele ouviu o estalo. Nessa mesma consulta, o paciente recuperou uma parte da audição, mas com esse resultado positivo, ele foi para mais sessões até voltar a ouvir 100%.
Como a técnica ainda era nova, muitas pessoas não confiavam na quiropraxia e a considerava uma cura milagrosa, porém, a principal inconsistência dos fatos estavam nos primeiros diagnósticos dos pacientes, onde achavam que alguns tinham problemas cardíacos por fortes dores no peito, mas na verdade essas dores eram causadas por problemas na saúde
O fundador da quiropraxia se especializou e estudou a área o suficiente para provar que ela era benéfica a problemas causados pela coluna vertebral, criando assim uma das maiores faculdades de quiropraxia dos Estados Unidos e transformando a prática em um dos maiores tratamentos não medicamentosos do mundo.