5 maiores mitos sobre a Quiropraxia

A Quiropraxia é uma técnica milenar criada para a diminuição das dores e prevenção de diversas doenças do organismo como um todo, através da manipulação da coluna e do pescoço e estalos nas articulações.

Desde que surgiu, em meados dos anos 800 nos Estados Unidos, a quiropraxia foi rodeada por mitos sobre a técnica que até hoje muitos pacientes possuem dúvidas.

Listamos abaixo os maiores mitos sobre a Quiropraxia para que não haja dúvidas em relação ao tratamento. Confira:

1. Quiropraxia e massagem são as mesmas coisas

Mito! A Quiropraxia apesar de ser uma técnica feita manualmente, não é considerada massoterapia. Existem grandes diferenças entre essas duas modalidades, como: a massagem trabalha com técnicas que tem o objetivo de ativar a circulação sanguínea nos músculos e os benefícios disso, já a Quiropraxia trabalha correções articulares por meio de manipulações.

2 - Quiropraxia dói

Mito! A Quiropraxia é uma técnica que não causa dor durante e nem após a manipulação. A sensação que ela pode trazer em alguns casos é de cansaço, pois colocou para trabalhar um determinado músculo que estava parado.

3. Quiropraxia é perigoso

Mito! Quando feita com um profissional qualificado, a Quiropraxia só traz benefícios. Muitos afirmam, inclusive, que a Quiropraxia é uma técnica mais segura que a medicina moderna, pois trata sem o uso de medicações casos de dores nas costas, musculares, enxaqueca, asma, alergias e muito mais.

Esse tratamento também pode ser realizado com segurança para trazer bem estar e saúde em bebês, crianças e até mesmo mulheres grávidas.

4. As sessões são demoradas

Mito! A sessão de Quiropraxia dura no máximo 1 hora, isso considerando o tempo de avaliação onde o profissional deve conversar com o paciente e entender quais motivos o levou a procurar a Quiropraxia e quais são as suas dores.

5. O tratamento só dá resultado quando são feitos os estalos

Mito! Na Quiropraxia o estalo durante a sessão significa apenas um indício de que a articulação foi reestabelecida de função. Existem técnicas na Quiropraxia com o músculo que podem ser usadas para a mesma finalidade, mas sem os estalos.

Lembre-se que ao buscar um profissional de Quiropraxia, é importante verificar se ele é membro da Associação Brasileira de Quiropraxia (ABQ – https://abquiro.org.br/, esse é o único órgão brasileiro que responde e representa o Quiropraxista em nosso país.